terça-feira, 22 de outubro de 2013

Nutrição na Gestação



Gestação

Em nenhuma outra época da vida da mulher a boa alimentação é tão importante quanto na gestação. É um período mágico e de muita transição. A natureza modifica o corpo e a mente para transformar a mulher em mãe.

Mas o que muda na alimentação?
No primeiro trimestre não é necessário aumento calórico e sim seguir uma alimentação saudável. Para garantir os nutrientes necessários nessa fase é necessário respeitar os horários das refeições. Cada refeição tem a sua importância em nutrientes. Segue um exemplo de qualidade alimentar, lembrando que as necessidades energéticas e nutricionais são diferentes para cada gestante.
- Café da manhã e lanche da tarde: é necessário ter uma fonte energética como o pão integral ou granola ou aveia. Uma fonte proteica do grupo dos leites e derivados como o leite, iogurte, queijos magros ou leite de soja enriquecido com cálcio e uma fruta.
- Almoço e jantar: é necessário ter uma fonte energética como arroz integral ou macarrão integral ou mandioca cozida ou mandioquinha. Uma fonte proteica vegetal (feijão, lentilha, soja ou grão de bico). Uma fonte proteica animal (carne vermelha, frango, peixe ou ovo). Legumes, vegetais cozido e saladas em torno de 2 a 3 pires por refeição.
- Ceia: depende muito da necessidade de cada gestante. Leite e derivados são boas opções.
No segundo e terceiro trimestre é necessário manter a qualidade alimentar e aumentar as necessidades energéticas, que é individual dependendo de cada gestante, mas esse aumento energético costuma ser em torno de 300 Kcal a mais por dia. Essa energia a mais deve ser introduzida de maneira fracionada para prevenir o aumento de peso e desenvolvimento de doenças como a diabetes gestacional.

Algumas dicas importantes:
- Em toda a gestação é necessário ter preocupação de consumir os minerais ferro e cálcio na quantidade adequada.  As fontes de ferro bem absorvidas e aproveitadas pelo organismo são as fontes animais como a carne vermelha. As fontes de ferro vegetal como grãos e vegetais verdes-escuros precisam da vitamina C para serem bem absorvidos. Portanto tenha sempre uma fruta cítrica junto do almoço e jantar. Fontes de cálcio são os leites e derivados, vegetais verdes-escuros. Mas evite consumir leite e derivados junto do almoço e jantar porque atrapalha a absorção do ferro. Portanto, leite e derivados são indicados no café da manhã, lanche da tarde e ceia.
- Consuma 5 pires de vegetais coloridos por dia, cada cor de vegetal representa um nutriente específico e todos são essenciais na gestação.
- Ingira 3 a 5 porções de frutas por dia fracionadas. Ou seja, uma fruta por refeição.
- Consuma grãos todos os dias. Esse grupo é composto por lentilha, feijão, grão de bico, soja, ervilha. Lembre-se que temos vários tipos de feijão. Assim não tem como enjoar. Um dia faça uma salada de grão de bico, no outro dia salada de feijão branco, lentilha cozida, feijão carioca cozido, etc. Evite colocar bacon ou linguiça no preparo dessas refeições.
- Prefira os carboidratos integrais como arroz integral, macarrão integral, aveia, granola, pão integral, biscoito integral.
- Escolha carnes magras como o peito de frango, alcatra, maminha, filé mignon ou ovo preparado sem adição de óleo.
- Não esqueça de hidratar o seu corpo! Segue a recomendação de 2 litros por dia.
- Evite embutidos, frios, frituras e doces.

Não deixe de agendar sua consulta com um Nutricionista. Esse profisisonal irá acompanhar a curva de crescimento do seu bebê e irá orientá-la em relação a alimentação específica para cada mês da gestação. Além disso, você será orientada em relação à amamentação.

Colaboração:

Nutricionista Jacqueline Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário